Entrevista – Angélica Pina (Quilômetros de Saudade)

Oi Pessoal, tudo bem?

Nossa entrevista de hoje é com a querida Angélica Pina, autora do livro Quilômetros de Saudade (Resenha – Link) .

O lançamento do livro é pela editora Giostri.

5Apaixonada pela língua portuguesa e pelas palavras desde criança, leitora voraz, é publicitária por formação, graduada pela PUC-MG.

Natural de Belo Horizonte – MG, em 2011 a autora optou por dedicar-se exclusivamente à maternidade.

Em 2013, ainda em casa com o filho, passou a fazer resenhas para um site literário, o que lhe rendeu vários incentivos para que escrevesse seu próprio livro.

Quilômetros de saudade é o seu primeiro romance, publicado pela Giostri Editora.


1) Angélica, como surgiu a inspiração para escrever esse livro maravilhoso?

Obrigadaaaa pelo “maravilhoso”, fico toda boba! Então, na verdade, quando comecei a escrever não fazia ideia de quais rumos a história ia tomar, foi acontecendo à medida que fui escrevendo. Durante o processo, tudo serve de inspiração! Uma conversa que escuto, um caso que alguém já me contou, uma situação que eu mesma vivi… na hora do banho, dirigindo, o tempo todo ideias vão surgindo.

 

2) Com tão poucas páginas, mas uma história com personagens bem estruturados, como você fez para desenvolvê-los?
Uma das primeiras coisas que fiz foi “traçar” como seria o perfil de cada personagem, com a idade, o tipo físico, características marcantes da personalidade, essas coisas. Trabalhava o tempo todo com duas páginas abertas, a da história e a que tinha os detalhes que não podia esquecer.

 

3) Você possui algum método/ ritual para escrever?
Acredita que não? Como tenho um filho de 3 anos (na época que escrevi Quilômetros de saudade ele estava com 2), acabei me acostumando a ler e a escrever com barulho/bagunça. hahahaha…  Para não dizer que não tenho minhas manias, cito algumas coisas que sempre faço: consultar o tempo todo um dicionário de sinônimos para não repetir palavras, conferir sempre um calendário para a história ficar bem linear e ir anotando na página de “detalhes” que citei na pergunta 2 as ideias que surgem e que virão posteriormente na história.

 

4) Como foi o processo de lançamento do livro? Foi fácil conseguir uma editora que acreditasse no potencial do seu livro?
Para autores desconhecidos, nunca é fácil! Pesquisei durante bastante tempo como era o processo de buscar uma editora e fiz uma lista de todas que podia contatar. Mandei e-mail para várias perguntando se estavam recebendo originais e muitas sequer responderam. Outras, pela sinopse já responderam com um “não”. Quando entrei em contato com a minha editora, enviei as 20 primeiras páginas do livro, conforme orientação que consta no site deles. No dia seguinte recebi a resposta de que era para enviar a obra completa. Quinze dias depois recebi e-mail do meu editor propondo que fechássemos contrato. Conclusão: não pensei duas vezes!!!

 

5) Ser escritora sempre foi um sonho?
Talvez sempre tenha sido um dos meus sonhos! hahaha… Já quis ser tanta coisa! Quis ser atleta profissional, fiz natação, vôlei, futebol, tae kwon do e a cada esporte pensava que tinha encontrado aquilo que queria fazer para sempre. Quis ser atriz, fiz curso de teatro por dois anos e adorei, mas acabei desistindo. Fiz faculdade de Publicidade e propaganda e sonhei em trabalhar em uma grande agência, mas ainda não rolou. Pelo menos o sonho de ser escritora se realizou e atualmente tudo que mais quero da vida é seguir por esse caminho!

 

6) Hoje em dia com seu livro lançado, várias pessoas conhecendo o romance da Dani e do Fê, como é ter toda essa aceitação dos leitores?
Apenas dois meses se passaram do lançamento e muita gente ainda não conhece o livro, mas receber o retorno de quem já leu e curtiu faz meus dias muito mais felizes e coloridos! Simplesmente AMO receber mensagens de leitores dando a opinião sobre a história! Principalmente, porque tenho recebido muitos feedbacks positivos! hehehe… Não tem coisa mais gratificante do que saber que alguém se identificou com algum personagem, aprendeu algo ou pelo menos se divertiu durante a leitura!  

 

7) Os personagens do livro são inspirados na sua vida? Seus amigos? Ou pessoas a sua volta?
Sim, um pouco de cada. A protagonista, por exemplo, tem o gosto musical parecido com o meu, temos o mesmo filme favorito e algumas expressões que ela fala são bem minhas. Inclusive algumas amigas que me conhecem bem disseram que enquanto liam “ouviam” minha voz nas falas da Dani. hahaha… Assim como com os outros personagens, fui pegando um pouquinho das pessoas que conheço e emprestando a eles.

 

8) Quais suas inspirações literárias nacionais e internacionais?
Não que tenham exatamente o mesmo estilo que escrevo, mas duas autoras que são do tipo “quando eu crescer quero escrever como elas”:  Carina Rissi (nacional) e Sophie Kinsella (internacional).

 

9) Atualmente como é o processo de divulgação do seu livro?
Esse é definitivamente o maior trabalho. Escrever um livro não é tão difícil como divulgá-lo. As redes sociais são, sem dúvida, o principal foco. Grupos de leitores no Facebook, Instagram, Twitter, tenho tentado contar em todo lugar sobre Quilômetros de saudade. Os blogs literários são grandes parceiros e têm papel fundamental no processo. Enfim, ainda estou no início e não medirei esforços nessa divulgação!

 

10) Quais problemas o autor nacional tem que enfrentar até de fato começar a ver os frutos do seu trabalho?
Parece coisa de antigamente, mas ainda existem muitos leitores que têm preconceito com relação a livros nacionais e autores contemporâneos. Infelizmente, o preço também é algo que incomoda muita gente, que acha caro pagar trinta reais em um livro. Há também aqueles que não enxergam o “ser escritor” como uma profissão e sim como um hobby – tudo bem que geralmente quem trabalha com isso é porque ama o que faz, mas isso não quer dizer que quando estamos escrevendo não estamos trabalhando. São vários problemas, mas qual profissão não tem suas dificuldades?

 

11) Podemos esperar mais livros perfeitos em breve?
Mais uma pergunta que me arrancou um sorriso e me fez ficar bobona: do fundo do coração, prometo me esforçar para que sejam perfeitos! Quanto ao “em breve”… bem, se dependesse de mim já lançaria outro! hahahaha… Só posso dizer que já tenho um segundo livro pronto, que é a história da Gabi, irmã do Fernando. Não é exatamente uma continuação de Quilômetros de saudade, que foi escrito como livro único e tem final. Mas a Gabriele meio que exigiu de mim que sua história também fosse contada e acabei não resistindo! Sendo assim, se Deus quiser, em breve terei um novo livro lançado.

 

 12) Qual mensagem você gostaria de deixar aos seus fãs e aos futuros escritores da nossa literatura?
Fãs? Nem sei dizer se tenho algum fã. Ok, acho que minha mãe é minha fã sim. hahahaha… Agora sério, a cada um que leu e gostou do meu livro, toda minha gratidão! Juro que quando alguém me diz que curtiu meu trabalho dou pulinhos de alegria e quase morro de tanto amor. Aos futuros escritores: leiam muuuito, de tudo, passando por todos os gêneros; aceitem críticas e entendam que é impossível agradar todo mundo; confiem em seu potencial e coloquem seu coração e sua alma no que está sendo escrito. E, por fim, muita paciência e perseverança sempre!

 

Amei cada pergunta e espero de coração que gostem de conhecer mais um pouquinho sobre mim e meu trabalho! Quem quiser saber mais, dá uma olhadinha no meu site que tem bastante informação: Site

Beijos, com carinho!


E ai, gostaram? Eu amei essa entrevista ♥

Fiquem por dentro das novidades 😉

quilometros de saudadeInstagram – @angelicamspina

Site – Link

FanPage

Entre em contato com ela e adquira seu exemplar.

6 comentários sobre “Entrevista – Angélica Pina (Quilômetros de Saudade)

  1. Adoro ver entrevistas! Sempre é bom saber como é o autor, kkk. Uma parte que eu me toquei bastante foi a 4°, pq sempre sabemos como é difícil ter um livro pubicado hoje, já que o mercado de hoje em relação á escritor está bem curto. Sucesso para a Angélica!

    Curtir

Deixe um comentário