Entrevista – Raquel Machado (Vingança Mortal)

Olá leitores, tudo bem?

Hoje vamos conhecer um pouco mais da autora Raquel Machado que escreveu o maravilhoso Vingança Mortal (Link – Resenha).

Vamos lá?

Raquel Machado

Raquel Machado é formada em Ciência da Computação, e participa do mundo das artes desde criança, sendo a literatura uma de suas maiores paixões.

Há anos em meio à blogosfera literária e com histórias sendo escritas em rascunhos, decidiu tirar do baú suas ideias e compartilhar com o mundo.

A autora reside no sul do Brasil, na cidade de Caxias do Sul/RS. Mora com os pais, quatro cachorros e uma estante cheia de livros.


1) Raquel, como foi escrever Vingança Mortal? De onde surgiu tamanha inspiração?
Para mim escrever minhas histórias é sempre uma grande diversão, é como se estivesse dentro de um filme vivendo com os personagens. A inspiração nossa nem me lembro, escrevi o Vingança Mortal em 2001, isso já fazem alguns anos, a única coisa que me lembro é que naquela época eu gostava muito de ler os livros do Sidney Sheldon acho que me inspirei um pouco nas suas histórias de suspense para criar a minha.

2) Os personagens são sensacionais, como você desenvolveu cada um? Teve uma inspiração e eles simplesmente surgiram na sua mente, ou com o tempo você foi traçando a personalidade deles?
Os personagens são bem diferentes entre si, sempre tive o costume de descrever minhas histórias no colegial, sim porque na época que escrevi estava ainda no ensino médio, inventar personalidades bem distintas para cada personagem. E no caso com o decorrer da história eles foram também crescendo e amadurecendo naquilo que eu tinha proposto desenvolvendo suas personalidades.

3) A personalidade dos personagens, as festas, os cenários e etc de alguma forma foram inspirados na sua vida, amigos e situações que viveu ou presenciou?
Como eu moro no RS, o cenário sim foi inspirado nos locais daqui, sempre que vou a praia passo por Lageado Grande-RS (que é o local onde a histórica acontece), então o cenário foi inspirado em minhas idas para lá. Já os personagens e situações foram frutos da minha imaginação mesmo, infelizmente ou felizmente (em alguns casos), não conhece ninguém parecido não. Porém algumas situações tem mum fundo verdadeiro como na parte dos Javalis (quem ler o livro vai entender), eles realmente existem por aqui.

4) Lançar um livro independente é um desafio muito grande? Pode nos contar sobre?
Escrevo desde criança e sempre soube que publicar um livro não seria tão fácil, por isso acho que posterguei isso todos esses anos. A minha história até é engraçada, no início de 2014 uma amiga minha disse que a Amazon estava lançando autores independentes, e quem quisesse poderia publicar seus textos de forma gratuita no site deles, para os leitores baixarem. Achei essa ideia muito legal, e para mim naquela época se uma pessoa lesse meu texto já ficaria feliz, então decidi tentar. Porém ao pesquisar vi que a Amazon tinha uma plataforma impressa também, então pensei porque não? Poderia ter meu livro em minhas mãos também, em seguida veio a ideia do lançamento aqui na cidade, as feiras dos livros, as parcerias com blogs e assim por diante.

5) Apesar de não ter a divulgação que uma editora pode proporcionar o seu livro está bem cada vez mais presente na mão de blogueiros (as), como você explica esse sucesso?
Muita divulgação e persistência. Eu adoro os blogueiros, e falo isso sinceramente, pois também sou uma. Acho que são as pessoas mais receptivas a novas leituras, e que realmente fazem nossos livros chegarem a várias pessoas. Estou extremamente feliz e emocionada por todo o apoio que tenho recebido de todos, com certeza essa é uma das minhas grandes vitórias.

6) Ter Vingança Mortal publicado é um sonho que se tornou realidade? Você sempre quis ser escritora? 
Com certeza! Nem posso descrever a sensação que tive quando peguei meu livro nas mãos na primeira vez, é como o nascimento de um filho. Na verdade eu sempre fui escritora, não é nem uma questão de querer, sou aquele tipo de pessoa que adora escrever sobre tudo e sobre todos, e quando as ideias vem, trato de colocá-las no papel.

7) Você possui algum método ou ritual para escrever? 
Tenho até vergonha de dizer isso, mas sou meio desorganizada nessa parte da minha vida. Rsrs. Escrevo quando vêm a inspiração e quando tenho tempo, mas pretendo mudar isso tornando uma rotina esse ano, anotando minhas ideias e com certeza produzindo mais histórias que espero que agrade a todos.

8) Além dos encontros literários que eu vejo que você participa, qual outra forma de divulgar a sua obra?
Atualmente tenho usado muito as redes sociais: minha página no facebook (deixo o link para quem quiser curtir, vamos lá gente é bem rapidinho e quem sabe você encontra algo que te interessa por lá: FanPage), o skoob no qual posto minhas resenhas e sempre estou em busca de novos leitores (Skoob – Vingança Mortal), os blogs com quem tenho fechado várias parcerias e tem me dado um retorno muito gratificante. Além da impressa local, tive muita sorte, pois consegui abertura nas rádios e jornais locais o que sempre é muito bom.

9) Podemos esperar novas obras magníficas escritas por Raquel Machado? Que de preferência tenham umas 400 páginas de muito suspense? Hehe 
Huhauhaua. Com certeza, como disse escrevo desde criança então tenho algumas cartas na manga. Além de claro sempre estar borbulhando de novas ideias. Esse ano pretendo lançar um novo livro um pouco diferente: será uma coletânea de contos relacionados ao dia-a-dia das pessoas, onde o próprio leitor poderá escolher o final, como um livro de RPG. Nele teremos perguntas como: Será que caso ou compro uma bicicleta? Será que ligo no dia seguinte ou não? Sigo a dieta ou me acabo nos doces? Se chamará Histórias do Povo e estou muito entusiasmada com a ideia e espero que todos gostem.

10) Quais são suas inspirações literários? Autores nacionais e internacionais?
Nossa minha lista é imensa. Como sempre digo além de escritora sou uma grande leitora (acho isso fundamental). Como sou blogueira também acabo tendo contato com diversos autores e estilos diferentes vou citar alguns: Stephen King, Sidney Sheldon, Rick Riordan, Suzanne Collins, Meg Cabot, Julia Quinn, Nora Roberts. Além dos nacionais é claro: Marina Carvalho, Paula Pimenta, Carina Rissi, Pedro Guerra, Pedro Eckman, Marson Alquati.

11) Qual mensagem você deixaria aos seus leitores (fãs, como eu) e aos futuros escritores?
Meu mais profundo agradecimento. Acreditem para um escritor o maior presente é ver seu leitor satisfeito e feliz, sinto-me honrada por ter meu livro sendo apreciado por tantas pessoas. A felicidade é imensa e com certeza me faz ter mais vontade de seguir em frente. Para os futuros escritores, não desistam do seu sonho, leiam e escrevam muito em todo lugar e sobre qualquer coisa. A arte da literatura deve correr 24horas em nossas veias, o sucesso será apenas o resultado final de tudo isso.


Espero que tenham gostado da entrevista tanto quanto eu, é sempre muito bom conhecer mais sobre os autores que gostamos.

Confiram as novidades ↓

Vingança Mortal capa

 FanPage

Site – Link

Skoob

Entre em contato com a Raquel para comprar o seu exemplar autografado, e leia essa história maravilhosa.

Beijnho

9 comentários sobre “Entrevista – Raquel Machado (Vingança Mortal)

  1. A autora parece ser super simpática. Como gosto de escrever me vi em algumas das coisas que ela disse. A publicação independente requer muito esforço e dedicação, ainda bem que esta sendo compensado. Não gosto de muito do gênero, mas vou esperar pelo possível livro de contos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Fer,
    Simplesmente amei as suas perguntas, achei elas muito criativas e me diverti demais respondendo elas. Espero que o pessoal goste das respostas e se inspire também a seguir esse caminho. Obrigada pela divulgação querida que nossa parceria dure muitos anos ainda.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

